quinta-feira, junho 01, 2017

Festival: Festival Enseada Rock 94,3 FM


          A Rádio Enseada Rock 94,3 FM de Santos do litoral paulista em 1998 fez o primeiro festival, o 1º Enseada Rock dando espaço a bandas independentes e autorais da região. O festival superou as expectativas com o números de bandas inscritas. Muitas bandas boas e sem espaço para mostrarem os seus trabalhos pelo o Brasil afora ao saber do festival correram para se inscreverem e fizeram do festival um momento histórico na nossa região.

          Para a alegria dos caiçaras, no dia 1º de maio de 1996, a rádio Enseada FM (94,3 MHz) se tornou roqueira. Com a lacuna deixada pela mudança de estilo da 95 FM, produziu inúmeros programas voltados ao rock da região. O som das bandas santistas de hard core Garage Fuzz e White Frogs faziam sucesso tocando no playlist normal da programação.

A força não vinha só nas frequências do rádio, mas também na produção de um concurso de bandas. No primeiro festival Enseada Rock, em 1998, quase 400 músicas foram inscritas. O Enseada Rock promoveu quatro edições trazendo a Santos grandes nomes da cena nacional, que dividiam o palco com bandas da região escolhidas pelos jurados.

Fonte: http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0067o1.htm

"A RÁDIO ROCK DO LITORAL"

Confesso que sinto muita falta de coisas como essa, mas sei que não é só eu que sinto.

CD Primeiro Enseada Rock Capa

          O 1º CD Enseada Rock - da hoje extinta Enseada FM 94.3 além de vários artista renomados também trazia as banda locais que vencia por votação que rolava na programação da própria rádio.

CD Primeiro Enseada Rock Back
 As bandas e as músicas do primeiro festival foram:

1º Enseada Rock - Enseada FM 94.3 (1999)

Truck List:

1 - Saideira - Skank
2 - RSF (Até de Manhã) - Maskavo Roots
3 - Já foi - Cidade Negra
4 - Eu Tiro É Onda - Marcelo D2
5 - Fácil - Jota Quest
6 - Se Zé Limeira Sambasse Maracatu - Mestre Ambrósio
7 - Queimando Tudo - Planet Hemp
8 - Eu e a Tábua - Grabriel O Pensador
9 - Samba Makossa - Chico Science E Nação Zumbi / Por Planet Hemp
10 - Correntinha - Ex-Machina (1º Colocado)
11 - Arueira - Versátil (2º Colocado)
12 - O Forte - Jardim Das Delícias (3º Colocado)

CD Primeiro Enseada Rock Contra Capa

Ficha Técnica:

Produção Fonográfica: Sony Music
Seleção Musical: Cristina Sampaio, Marcelo Panda, Chico Marques e Felipe de Paula
Capa e Arte Final: Alessandra Spinelli
Supervisão Geral: Viviani Fernandes

Rádio Enseada FM - 94,3
Rua: Marcílio Dias, 27 cj. 21 - Gonzaga - Santos
Telefax: (013) 289 5544 -222 4355
e-mail: enseada@fractal.com.br
web: www.enseadafm.com.br

CD Primeiro Enseada Rock
 1º CD Enseada Rock (Download)

CD Segundo Enseada Rock
As bandas e as músicas do segundo festival foram:

2º Enseada Rock - Enseada FM 94.3 (2000)

1 - Porto Da Perdição - Grito Da Rua (1º Colocado)
2 - Revolução - StereoSonix (2º Colocado)
3 - Filhos Do Norte - Anil (3º Colocado)
4 - O Mundo - Capital Inicial
5 - Bebendo Vinho - Ira!
6 - Quem Sabe - Los Hermanos
7 - Quero Ver - Maskavo
8 - Eu Vou Estar - Capital Inicial
9 - Nós Vamos Invadir A Sua Praia - Ultrage A Rigor (Vivo)
10 - Nos Braços Da Vampira - Inocentes
11 - Teorema - Ira!
12 - Seculo XXI - Marcelo Nova
13 - Melô Das Musas: Musa Da Ilha Grande / Uma Mulher Com W Maiúsculo - Mundo Livre S/A

2º CD Enseada Rock (Download)

CD Segundo Enseada Rock Encarte

Produção fonográfica
Abril Music
Seleção musical
Felipe de Paula, Marcelo Panda, Chico Marques
Projeto gráfico
Deni Mizuguti
Supervisão geral
Vivi Fernandes

Enseada FM - 94,3
www.enseadafm.com.br
Rua: Marcílio Dias, 27 - 2º Andar
Santos - tel (13) 3289-6070

Outras bandas que também participaram do 2º Enseada Rock e suas pontuações:

1 - Grito Da Rua - Porto Da Perdição (41 Pontos)
2 - Mister Jones - Revolução (35,5 Pontos)
3 - Anil - Filhos Do Norte (35,0 Pontos)
4 - Kids - Don´t Give Time A Time (34,5 Pontos)
5 - Fase Nacional - Minha Nação (34,0 Pontos)
6 - Schizophrenia - Watch You Back (33,0 Pontos)
7 - Codinome Blues - Goodbye Baby Solony (32,0 Pontos)
8 - Dinamo 81 - Nada Vai Me Mudar (30,0 Pontos)
9 - Track Boom - Só A Cabeça (30,0 Pontos)
10 - Ego - Faço Do Meu Jeito (27,0 Pontos)

CD 3º Enseada Rock - Enseada FM 94.3

As bandas e as músicas do terceiro festival foram:

3º Enseada Rock - Enseada FM 94.3 (2001)

Soundtrack:

1 - Ossos Do Ofício - Enquanto Houver Um Blues (1º Colocado)
2 - Koala Joe - Olhar Pra Trás (2º Colocado)
3 - Nograu - Mercado Da Fé (3º Colocado)
4 - CPM22 - Tarde De Outubro
5 - CPM22 - Regina Let´s Go!
6 - Titãs - Isso
7 - Titãs - A Melhor Banda De Todos Os Tempos Da Última Semana
8 - Rita Lee - Pra Você Eu Digo Sim (If I Fell) Memê Rock Mix
9 - Los Hermanos - Todo Carnaval Tem Seu Fim
10 - Irá! - Entre Seus Rins
11 - Capital Inicial - 1999
12 - Video Hits - (vo)C
13 - Paulo Miklos - Hoje
14 - Bidé Ou Balde - Melissa
15 - Sérgio Britto - A Minha Cara

Produção fonográfica
Abril Music
Seleção musical
Felipe de Paula, Chico Marques
Projeto gráfico
Deni Mizuguti
Supervisão geral
Vivi Fernandes

Enseada FM - 94,3
www.enseadafm.com.br
Rua: Marcílio Dias, 27 cj. 21
Santos - SP

NOTA: Também está disponível uma versão da música Enquanto Houver Um Blues da banda Nitro gentilmente cedida pelo amigo Fernando Leal. Uma raridade dessa época. Muito obrigado Fernando por entrar em contato e por compartilhar com a gente.

3º CD Enseada Rock (Download)

CD Quarto Enseada Rock

As bandas e as músicas do quarto festival foram:

4º Enseada Rock - Enseada FM 94.3 (2002)

Soundtrack:

1 - Conexão Baixada - Vida Bandida (5:36) (1º Colocado)
2 - Schizophrenia - Ilumine-se (5:32) (2º Colocado)
3 - Mansão Jacobina - Panacéia (3:08) (3º Colocado)
4 - Cpm22 - Desconfio (2:47)
5 - Titãs - Um Morto De Férias (3:20)
6 - Capital Inicial - Quatro Vezes Você (3:47)
7 - Aliados 13 - Sem Sair Do Lugar (3:22)
8 - Cpm22 - O Chão Que Ela Pisa (3:00)
9 - Capital Inicial - Natasha (3:14)
10 - Kiko Zambianchi - A Nossa Música (4:22)
11 - Titãs - A Melhor Banda De Todos Os Tempos Da Última Semana (3:05)
12 - Beto Lee - Maníaco (4:01)
13 - O Flávio C - E Se For Só? (2:58)
14 - Supla - Garota De Berlin (3:17)

4º CD Enseada Rock (Download)

AGRADECIMENTOS:

Agradecemos ao José Carlos, Rogério Morais e Eduardo  Fernandes sem eles esse poster não seria possível.

//***********************************

OBS: Por favor se por acaso eu cometi aqui alguma gafe, tipo escrevendo errado o nome e/ou música de alguma banda por favor me corrijam, pois a intenção não é de cometer nenhuma injustiça com ninguém.

Ao poucos, na medida do possível eu vou editando esse post assim que eu conseguir umas imagens melhor eu vou editando aqui, por favor caso você tenha esse material ai com você por favor compartilhe, nos ajude a preservar a memória da nossa região. Entre em contato aqui que eu explico como você pode nos ajudar com o que tem. Você não faz ideia do esforço para conseguir tal material para esse post.

Você participou desse festival? Qual era o nome da banda e titulo da música mesmo que não tenha se classificado?

Continua...

12 comentários:

Anônimo disse...

Eu assisti a um show da Ex-Machina, 1ª colocada do Festival Enseada Rock de 1998. Eles continuam muito bons! Eles fazem parte do Movimento Santo de Casa, que está fortalecendo a cena autoral da BS.

Ana Lima disse...

Muito interessante esse resgate. Pra mim traz muita saudade de tudo e todos. Um abraço da locutora ANA LIMA!

RMBS Rock disse...

Ana Lima muito obrigado pela a visita e comentário. Esse é o espírito do blog kkk obrigado e voltem e compartilhe não vamos deixar a memória da nossa região cair no esquecimento.

RMBS Rock disse...

Guilherme muito obrigado mais uma vez pela visita e comentário meu Brother. Legal legal...Bom saber q ainda estão na ativa.

Unknown disse...

Volta 94!!!

MABECA disse...

BOA NOITE! CARAMBA SEQUER SABIA QUE ESSE CD "4º Enseada Rock - Enseada FM 94.3 (2002)" HAVIA SIDO LANÇADO.
ALGUÉM TEM ALGUMA EDIÇÃO DELE?
MARCELO
mbcavalcanti@hotmail.com

Fernando LeaL disse...

Cara,meu pai tinha o 3° Enseada e eu quebrei quando era mais novo e eu sempre quis encontrar as músicas, e nunca encontrei por ser algo local. Muito, muito obrigado por essa publicação. Eu nunca tinha conseguido encontrar nada sobre isso na internet.

Fernando LeaL disse...

Infelizmente, só está disponível pra download 3 músicas de cada álbum. Seria possível disponibilizar todas?

RMBS Rock disse...

Fernando Leal primeiramente muito obrigado pela visita ao blog e comentário deixado aqui. Fico feliz pelo seu comentário. Só postei as musicas que ficaram em 1º, 2º e 3º colados por que as demais bandas (Titãs, Capital, CPM22 e etc..) essas musicas estão todas por aí... acha-se essa musicas muito fácil pela internet agora as três bandas independentes e autorais que ganharam NÃO SE ACHAM COM FACILIDADE POR AÍ NÃO!!! então a intenção aqui foi prestigiar e preservar a memória dessas bandas que lutaram pra chegar e ganhar esse festival. Espero que você entenda que a intenção aqui não foi postar as bandas MEDALHÕES.

Fernando LeaL disse...

Nossa, agora fez todo sentido haha!

Eu pensei na hora: "ainda bem que as 3 são as únicas que não consigo achar por aí na internet"

A música "Enquanto Houver Um Blues" é muito marcante na minha vida. Eu ouvia muito com o meu pai, quando eu era menor, e quando acidentalmente quebrei o CD eu fiquei deprê por anos. Quando veio o advento da internet eu pesquisa sempre, e nunca consegui encontrar menção sobre a banda Ossos do Ofício, muito menos da música deles.

Foi no orkut, que depois de procurar muito, encontrei uma garota fã da banda, numa comunidade de Santos. Eu entrei em contato com ela, e ela mandou por e-mail a música Enquanto Houver Um Blues, e ainda me mandou a versão da Banda Nitro, da mesma música.
Essa segunda versão é mais animadinha, mas não chega perto da original... Parecido com o que aconteceu com a música I Remember You da Skid Row.

Enfim, depois disso, eu coloquei essa música na nuvem, e em tudo que é lugar pra nunca mais perde-la kkkkk
Esses dias resolvi pesquisar de novo sobre a música e encontrei essa sua publicação, o que me deixou muito feliz, pois fala sobre todos os CDs da Enseada Rock, e eu só conhecia o 3 e o 4, pois eram os que o meu pai tinha.

Foi mal o texto, mas eu realmente me empolguei de ppder dividir isso com alguém que entende do assunto hehe

RMBS Rock disse...

Fernando Leal... Que legal... é esse tipo de situação que faz valer todo o esforço das postagens desse blog... seu comentário, assim como a sua compreensão, faz toda a diferença. Que bom que com essa postagem vc pode resgata essa música, essa memória, esses momentos... isso faz toda diferença pra a gente, só que passar por uma situação assim é quem sabe o que sente. No meu caso foi algo parecido, mas com a música Porto da perdição da banda Grito Da Rua eu ouvia ela na Enseada Rock... aconselho a vc e a todos que visitam esse blog a não desistirem de procurarem uma música e/ou um filme por exemplo. Acontece muito comigo também... muitas vezes não encontro nada de um determinado filme mas ao passar de alguns anos vou pesquisar de novo e alguém em algum lugar no mundo postou, as vezes nem tem legenda em português, mas foi um filme que marcou a minha infância ou algo assim... só alegria kkk já ajuda bastante... acada 3, 4 ou 5 anos voltem a pesquisar o que tanto vcs querem e não acham.

Fernando LeaL disse...

Poxa, valeu pela compreensão!
Tem um filme que eu nunca encontrei na internet. Assisti quando mais novo no corujão 2 da globo. E eu não me lembro o nome certinho. Sempre que pesquiso aparece um video video aborto kkk me dá uma raiva.

Parabéns pelo blog. Sempre que que eu tiver um tempo, acompanharei as suas publicações.